segunda-feira, 27 de julho de 2009

CADA CRENTE UMA MISSÃO (poesia)


Nestes momentos cheios de alegria que enche nossa alma e nossos corações,
quando podemos com toda harmonia fazer notório as grandes pregações,
lembremo-nos, irmãos, dos missionários que levam a lutar a salvação,
atravessando os pântanos e as selvas, ameaçados de grandes perigos,
levando a Bíblia a longas regiões.

Como dantes nossos irmãos lutaram! Como pelejaram
Atravessando as matas incansáveis,
longos caminhos, regiões inabitáveis para levar
a paz, a esperança e o amor.

Aqui foi mui distante a mensagem eterna
que às terras brasileiras enviastye,
quando a cegueira, o vício, a tradição
escravizavam cada coração, em tempo boa semente semeaste.

bando de aves em vozes harmoniosas, borboletas azuis que la se vão...
entre a mata cerrada o sol vai se coando e a blandícia do vento murmurando
frases de alento para o mensageiro, que entre a folhagem
espessa vai passando: o missionário cheio de esperança, para levar ao lar sem vizinhança, de distancia em distancia a mensagem de fé e salvação.

a porta foi aberta, o caminho preparado:
por ele ja passaram multidões, salvação alcançaram,
foram batizados e hoje descansam das tribulações.

Ó como é tão sublime esta certeza de encontrarmos os nossos
mensageiros, lá no lugar onde não há tristeza mas para sempre gozo verdadeiro.

E para que a Pátria estremecida não sofra do pecado o seu salário,
e tenha para sempre a paz e a vida, cada um de nós seja um missionário!!!

extraído de: Primícias do meu Jardim Poesias e Representações.
Autora: Eliude Marques

quinta-feira, 23 de julho de 2009

ONDE VOCE GUARDA O SEU TESOURO


Não existe outra opção. Ou voce esta ajuntando tesouro no Céu, ou sobre a face da terra. Mas se lembre que tudo o que voce tiver sobre a face da terra, um dia deixará de ser seu. Se voce, como crente, so investe em bens perecíveis, posso lhe assegurar que voce não é um investidor. Mas tudo o que o voce investir em favor das almas perdidas, será creditado em sua conta da agência eterna do banco do céu.

Escolha: ou voce entrará no céu como um pobretão, por não ter enviado nada para lá, ou entrará ali como alguém que tem uma herança a receber, possibilitada pelas atribuições feitas durante sua vida na tera.

Tudo isto me faz lembrar de uma lenda acerca de uma senhora riquíssima e de seu cocheiro. Ela esperava receber uma mansão nos céus. Quando um dia chegou lá, o anjo a fez passar diante de inúmeras mansões, e finalmente mostrou-lhe uma moradia: uma humilde casinha. Ao perguntar sobre quem seria o proprietário da mansão que ficava à sua direita, disseram-lhe que era o seu cocheiro.

Ao expressar sua admiração e desapontamento, informaram-lhe que o cocheiro havia enviado material para a construção daquela mansão no Céu durante toda a sua vidda, ivestindo seu dinheiro em favor das almas. Mas ela mesma quase nada havia enviadao. Além do mais, os anjos haviam feito o possível com o material que ela enviara.
Alguns entre nós já estão bem avançados de idade. Temos pouco tempo para enviar tesouros para os céus. É melhor começarmos a fazê-lo agora mesmo, antes que seja tarde demais. Tudo quanto pudermos enviar com antecedência ficará aguardando a nossa chegada. E de uma coisa temos certeza: Vamos receber este investimento de volta, com os respectivos juros.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

EIS MISSÕES (POESIA)


Eis missões...
Imensa obra que nos foi delegada;
Nobre tarefa de espalhar a vida em Cristo,
Recuperar a humanidade em derrocada.

Eis missões...
O desafio de seguir por todo o mundo
E recontar a muitos a historia não contada;
Alguém feliz em Cristo, vida transformada.

Eis missões...
Que faço para salvar os que, perdidos,
Em todo o mundo agonizam e temem a morte?
Será que basta a comoção ante os gemidos?
Ou posso levar-lhes em Cristo melhor sorte?

Eis missões...
Posso perante tudo me omitir, não fazer nada?
Não! Não posso ver tantos perderem-se, enquanto cruzo os braços!
Se são poucos os que lutam, eu ofereço-me: “Eis – me aqui, Senhor,

dize o que queres, pois, e assim eu faço".

quinta-feira, 16 de julho de 2009

O CLAMOR DO SANGUE - Amy Carmichael - Missionária



Os tan tans dos tambores ecoavam dentro da noite, e as trevas, infundindo medo, me estremecer. Incapaz de conciliar o sono, fiquei acordada e olhei. E eis que a visão de uma grande verdade se me afigurou da maneira como passo a descrever.


Achavame de pé num terreno onde a relva era abundante, e, bem à minha frente, se abria um abismo no espaço infinito. Embora olhasse bem para dentro, não vi um limite - o abismo não tinha fundo. Percebi então formas semelhantes a nuvens espiraladas que se moviam furiosamente, grandes covas cheias de escuridão e precipícios imensuráveis. aturdida, recuei.





Vi então multidões que caminhavam para a beira do precipício


Então vi que havia grandes multidões de homens, mulheres e crianças ao longo da grande campina relvosa. Mas todos iam na direção da beira do abismo. Entre eles havia uma mulher com uma criança segurando sua saia. Ela estava exatamente na borda do precipício. Tendo visto, percebi que era cega. De repente ao erguer o pe para dar outro passo, foi no ar que ela pisou... e rolou para dentro do abismo com a criança. Oh, o grito que deram, quando rolaram!
Vi então multidões que surgiam de todas as partes. Eram todos cegos, inteiramente cegos, e caminhavam para a beira do precipício. E quando se viam a rolar para o inexorável precipício, soltavam gemidos lancinantes e erguiam desesperadamente os braços, tentando se agarrar no próprio espaço vazio. Alguns, porém, rolavam mudos e silenciosos.
Agora, uma coisa me espantou e me fez sentir agonia: Ninguém havia entre eles para os deter nessa marcha para o abismo. Eu não podia. Algo me impedia os movimentos, e eu me sentia como que grudada no chão. Embora tentasse clamar e gritar, apenas um murmúrio inaudível saía da minha boca.
Mas, ao longo da grande cratera, percebi que havia, aqui acolá, alguns guardas. Mas as distancias que os separavam eram demasiadamente grandes, e entre eles jaziam grandes intervalos sem qualquer guarda. E exatamente nessas regiões sem guardas, é que o povo cego se precipitava. Ali, o verde da campina parecia mudar na cor vermelha do sangue e o abismo medonho se mostrava como a própria boca do inferno.
Agora, contudo, vi um quadro diferente - um quadro a surgir paz: um grupo de pessoas debaixo de árvores sombrias. Estavam sentadas de costas para o abismo, fazendo grinaldas de rosas. Quando, às vezes, o estrépito de um grito aterrador quebrava o silêncio e as alcançava,se sentiam perturbadas, mas logo se acalmavam com o pensamente de que se tratava de algo sem importância. E se alguém entre eles se levantasse com o desejo de socorrer, os demais se erguiam no caminho para dizer: "Não se preocupe, acalme os nervos. Você deve ter antes uma experiência bem clara da chamada. Você ainda não terminou suas grinaldas de rosas, e seria egoísmo você nos deixar sozinhos fazenfo o trabalho".
Havia outro grupo, ainda. Seus componentes tinham grande desejo de enviar guardas, mas eram poucos os que queriam ir, e por isso, não podiam encher deles aqueles grandes espaçõs sem guardas, na beira do grande precipício.


Ninguém havia entre eles para os deter em marcha para o abismo

Certa vez, uma moça decidiu impedir que o povo caisse no abismo, mas sua mãe e parentes a fizeram lembrar que suas férias haviam chegado, e ela não deveria quebrar os "regulamentos". E como estivesse cansada, decidiu voltar para descansar um pouco; mas ninguém foi achado para preencher sua vaga. Eu via, então, que o povo se precipitava em massa no abismo, numa verdadeira cachoeira de almas. Enquanto rolavam, vi que uma criança se agarrara a um tufo de capim que crescia à beira do abismo. Segurando firme o topete, clamava desesperadamente por socorro, mas ninguém ouvia. Então as raízes do capim cederam e, com um grito, a criança, tendo bem firme nas mãozinhas o feixe de capim, desapareceu no abismo.

E a moça, que anelava por voltar ao seu posto de guarda, revelou ter ouvido o clamor da criança, e estava decidida a ir socorrer. Mas os parentes se lhe opuseram, dizendo não haver necessidade de alguém ir la, pois haveriam de cuidar daquela região. E cantaram um hino.

Enquanto cantavam, um som se misturava com o hino: Era a voz uníssona de milhões de corações quebrantados e aflitos. O horror de uma grande escuridão veio sobre mim: conheci o que significa o clamor do sangue.

Então, uma voz trovejou: "...a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem ha de ir por nós? Disse eu: Eis me aqui, envia me a mim. Então disse ele: Vai, e dize a este povo..."

"Quando eu disser ao perverso: Certamente morrerás; e tu não o avisares, e nada disseres para o advertir do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse perverso morerá na sua iniquidade mas o seu sangue da tua mão o requererei" (Isaías 6.8,9a e Ezequiel 3.18)

terça-feira, 14 de julho de 2009

O Amor de Deus para com Todas as Crianças










A Bíblia nos é bem clara quanto o amor de Deus para com todas as pessoas e para todas as crianças. Jesus disse: "Assim, também não é da vontade de vosso Pai que está nos céus que um destes pequeninos se perca" (Mateus 18.14).


As crianças estão incluídas nesta vontade do Pai. Reconhecemos a inclusão de todas elas no amor de Deus. Mas, como estamos revelando às crianças, com necessidades educacionais especiais, este amor?


O Ministério da Educação, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais, identifica as necessidades educacionais em diversas situações, decorrentes de condições individuais, econômicas e socioculturais, como: crianças com condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais e sensoriais diferenciadas; com deficiências e bem dotadas; trabalhadoras ou que vivem nas ruas; de populações distantes ou nômades; de minorias linguísticas, étnicas ou culturais; de grupos desfavorecidos ou marginalizados.


Algumas dessas crianças estão perto de nós? Frequentam a nossa igreja? Tem a oportunidade de aprender os ensinamentos de Deus, seus princípios e valores?


A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que 100% da população de um país, em tempo de paz, são constituídos por pessoas com algum tipo de necessidade especial. Aqui no Brasil, se somos quase 190 milhões de habitantes (destes 29,60% são crianças de 0-14 anos), isto pode significar que temos entre nós cerca de 14 milhões de pessoas com algum tipo de necessidade especial inata ou adquirida, sendo que mais de 5 milhões são crianças de 0-14 anos.

Para nosso conhecimento e reflexão vamos verificar as definições das características das necessidades educacionais especiais, dadas pela Secretaria de Educação Especial do Ministério de Educação.





1. Superdotação - Criança con notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos isolados ou combinados: capacidade de liderança; talento especial para artes; capacidade psicomotora.

2. Condutas Típicas - Crianças com manifestações de comportamento típicas de portadores de síndromes e quadros psicológicos, neurológicos ou psiquiátricos que ocasionam atrasos no desenvolvimento e prejuízos no relacionamento social.

3. Deficiência Física - Variedade de condições não sensoriais que afetam o indivíduo em termos de mobilidade, de coordenação motora geral ou da fala como decorrência de lesões neurológicas, neuromusculares e ortopédicas, ou, ainda, de malformações congênitas ou adquiridas.

4. Deficiência Auditiva - Criança com perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da capacidade de compreender a fala por intermédio do ouvido; se manifesta como: surdez leve, moderada ou severa.

5. Deficiência Mental - Caracteriza por registrar um funcionamento intelectual geral significativamente abaixo da média, oriundo do período de desenvolvimento, concomitante com limitações associadas a duas ou mais áreas da conduta adaptativa ou da capacidade do indivíduo em responder adequadamente `as demandas da sociedae, nos seguintes aspectos: comunicação; cuidados pessoais; habilidades sociais; desempenho na família e comunidade; independência na locomoção; saúde e segurança; desempenho escolar; lazer e trabalho.

6. Deficiência Visual - É a redução ou perda total da capacidade de ver com o melhor olho e após a melhor correção ótica. Se manifesta como cegueira; visão reduzida.

7. Deficiência Múltipla - É a associação, no mesmo indivíduo, de duas ou mais deficiências primárias (mental/visual/auditiva/física), com compromentimentos que acarretam atrasos no desenvolvimento global e na capacidade adaptativa.

É verdade que não precisamos ser especialistas para amar e ajudar a criança que tem uma necessidade educacional especial a se sentir aceita no meio da igreja e a aprender, dentro dos seus limites, sobre o amor de Deus. É um grande desafio, mas não estamos sozinhos: "ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" (Mateus 28.20).


Peçamos ao nosso Deus, com o nosso coração sincero, a Sua capacitação para sermos transmissores e facilitadores do Seu amor e que nenhuma criança, com necessidades educacionais especiais ou não, seja excluída.


segunda-feira, 13 de julho de 2009

HORA DO LANCHE Comidas Típicas


SUPA DE PUI (SOPA DE FRANGO - TÍPICO DA ROMÊNIA)

Em uma panela colocar água, pedaços de frango desejados e duas cebolas grandes partidas ao meio. Deixar cozinhar por 15 minutos. Quando levantar fervura, retirar os pedaços de frango e a cebola (os pedaços de frango guardar para serem consumidos em outra ocasião e eliminar os pedaços de cebola). Passar o caldo por uma peneira. Em seguida acrescentar legumes desejados, em pouca quantidade. Temperar a gosto. Acrescentar um pouco de extrato de tomate para dar uma cor mais agradável. Incluir uma porção de massa própria pra sopa. A Supa de Pui deve ficar com um caldo bem ralo. No momento de servir, acrescente salsa picada. Servir com pão em fatias.


PIZZA DE AIPIM (MACAXEIRA) (RECEITA PARAGUAIA)




Ingredientes para a massa:
1 kg de aipim;
2 ovos;
1 colher (chá) deóleo e sal a gosto.

Recheio:
Óleo;
3 tomates sem pele;
150g de muzzarela;
sal, pimenta do reino, orégano a gosto.

Modo de Fazer:
Descascar e cozinhar o aipim com sal. Passar no espremedor de batatas. Acrescentar os ovos e amassar bem. Juntar o sal, o óleo e a pimenta do reino. Abrir a massa numa forma untada. Colocar em cima rodelas de tomate e a muzzarela. Espalhar por cima o óleo e o orégano. Levar ao forno quente por 15 minutos. A epessura da massa pode ser de mais ou meno 1cm.

COMIDA TÍPICA INDIANA (Pão Indiano)



Ingredientes:

. 1 xic. chá de farinha de trigo (integral;

. 1 xíc. chá de farinha de trigo;

. 1/2 colher de chá de sal;

. 3/4 xíc. chá de água morna;

. 3 colheres de sopa de ghee ou manteiga.

Modo de Fazer:

. Numa tigela, misture as farinhas e o sal.

. adicione a água e trabalhe bem a massa até que não grude nas mãos. Se estiver muito seca, acrescente aos poucos, mais água morna para que a massa fique bem fofinha.

. Polvilhe uma superfície lisa com farinha de trigo e trabalhe bem a massa, até que fique elástica.

. Faça uma bola, coloquie numa tigela ligeiramente untada com óleo e cubra com um pano úmido.

Deixe descansar por 30 minutos.

. Mais uma vez, polvilhe com farinha um a superfície lisa, trabalhe a massa mais uma vez e divida em 10 a12 bolas.

. Abra as bolinhas em discos bem fininhos com um rolo de macarrão.

. Aqueça uma frigideira antiaderente grande, coloque os discos, um por vez, e cozinhe até que inche, cerca de 1 minuto.

. Vire e cozinhe mais uns segundos, até dourar.

. Espalhe ghee ou manteiga num dos lados do pão, e coloque numa cestinha.

. Cubra com um pano para manter aquecido até a hora de servir.


Obs.: Ghee é manteiga indiana.


Dificuldade: Moderado

Tempo de Preparo: 1 hora




COMIDA TÍPICA CHINESA - PASTEL


Ingredientes: . 3 xic. chá de farinha de trigo;

. 1 kg de carne de porco magra (ou outra) em fatias finas e pequenas;

. 4 ramos de cebolinha verde picadiinha;

. 2 ovos;

. Sal;

. Pimenta do reino;

. 4 colheres de sopa de água fria;

. 4 colheres de sopa de óleo.


Modo de Fazer:

. Misture a farinha de trigo, os ovos, a água e um pouco de sal.

. Sove bem a massa até que esteja com uma consistência boa e bem ligada.

. Deixe descansar por 10 minutos. Estique a massa com um rolo o mais fino possível.

. Corte em quadrados de 5 cm de largura.

. Frite a carne no óleo.

. Adicine o sal, a pimenta e a cebolinha.

. Mexa bem até que a mistura tenha uma consistência firme.
. Coloque 1 colher de chá no centro de cada quadrado da massa, aperte como uma trouxinha e frite em óleo bem quente.

. Escorra bem e sirva em seguida.



Dificuldade: Fácil

Tempo de preparo: 30 minutos.

A Igreja de Cristo Precisa ser Luz das Nações


"Porque assim nos ordenou o Senhor (...)"


O apóstolo Paulo dizendo aos judeus deixa bem claro que a ordem é que o seu povo seja luz para os gentios - "Eu te pus...". Sendo uma ordem do Senhor, só nos cabe obedecer. Jesus é o verdadeiro Senhor da igreja; Ele a comprou com o seu precioso sangue. Ele é também a sua cabeça.

O próprio Jesus nos disse: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Portanto, ide..." (Mt 28.18,19). Ele deu a ordem mas, também deu o poder, e ainda prometeu: "Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos" (v.20).

É Jesus quem ordena, pois Ele tem toda a autoridade, o Senhor dos senhores, o Emanuel e o Vencedor de todas as batalhas!

Como igreja de Jesus, temos que obedecer a sua ordem. Como membro dessa igreja, cada um de nós temos que obedecer. O plano de Jesus é que o Evangelho alcance a todas as nações. Isso só será possível se cada um de nós obedecer. Temos que nos envolver com a obra missionária, seja indo ou sustentando com orações e contribuições. Você está disposta a obedecer? É uma ordem do Senhor Jesus.

A igreja de Cristo deve ser luz para as nações:

. Porque é uma Ordem de Cristo. Foi Ele quem disse: "Eu te pus...". Só Ele nops poderia dar essa ordem, pois é o Senhor de tudo e da igreja também. A nós só cabe obedecer.

. Porque a sua Tarefa está Definida. Foi Jesus quem definiu a nossa tarefa: "Eu te pus para luz dos gentios...". É o nosso papel combater as trevas e o único meio de fazermos isso é levando a Luz do Evangelho. Esta é a nossa tarefa.

.E também porque Jesus nos deu Um Limite: "(...) até os confins da terra".


Esta é a nossa tarefa com um alcance geral. Ninguém pode ficar de fora. É o momento da conscientização, da união e da mobilização. Obedeça, participe e seja fiel.


Autor: Pr. Claudio

Adaptado por missio. Edna Alves

quinta-feira, 9 de julho de 2009

CASAL CRISTÃO É ASSALTADO E AGREDIDO

ORE 25/7/2009 - 06h39

ORIENTE MÉDIO
Constantine Dabbagh, secretário executivo do conselho de igrejas, contou que três homens com máscaras invadiram sua casa e o agrediram e também sua esposa antes de roubar dinheiro e joias. O governo do Hamas iniciou uma investigação do incidente, que aconteceu na noite de quinta-feira em Gaza, de acordo com uma reportagem no jornal The Jerusalem Post. O jornal afirma que o assalto a Dabbagh e sua esposa é o mais recente acontecimento em uma série de ataques à pequena comunidade cristã na faixa de Gaza. Dabbagh disse que os homens mascarados amarraram as mãos dele e de sua esposa antes de cobrir a cabeça deles e os agredir. Ele acrescenta que os assaltantes disseram que foram buscar objetos de comunicação sem fio. Dabbagh afirma que os criminosos passaram uma hora dentro da casa, quando roubaram dinheiro e joias. O carro do casal cristão também foi roubado.

Tradução: Portas Abertas





INTERCEDA 4/7/2009 - 06h23


India (22º)
Na tarde do dia 30 de junho, um grupo de cristãos em Orissa foi atacado por cerca de 50 pessoas depois de se recusarem a participar de um festival hindu. Aldeões ordenaram que os cristãos façam doações e cooperem no festival, mas quando eles decidiram ficar em casa em vez de prestar culto a deuses hindus, a multidão ficou enfurecida. Eles invadiram as casas dos cristãos e começaram a agredi-los sem misericórdia. Os agressores procuraram pelo pastor Rajat, um missionário da Gospel for Asia, querendo matá-lo, mas os cristãos o esconderam. Três outros convertidos – Shivnath, Etua e sua esposa Jayamanti – ficaram gravemente feridos e foram levados para o hospital em estado crítico. A polícia foi informada e agiu imediatamente para conter a violência. Quando chegaram ao local, os policiais protegeram os cristãos de mais ataques e tentaram acalmar a multidão, mas a presença deles não foi o suficiente para impedir que os agressores exigissem que o pastor Rajat fosse entregue a eles. Os oficiais estão lutando por uma reconciliação entre os cristãos e os aldeões, mas estes se recusam a cooperar até que Rajat seja banido do vilarejo. O pastor Rajat iniciou seu ministério na vila há seis anos. Cerca de 80 cristãos se reúnem em um templo temporário para cultuar ao Senhor debaixo de sua liderança. Para a glória de Deus, todos os meses novos convertidos se juntam ao grupo. Ore pela proteção do pastor Rajat e dos cristãos de seu vilarejo. Ore também por uma solução pacífica, e para que os aldeões abandonem seus falsos deuses e abram os olhos para o único e verdadeiro Deus – Jesus Cristo.





Tradução: Portas Abertas

terça-feira, 7 de julho de 2009

O Preparo do Solo Reflexão


Não se pode compreender a Bíblia sem lê-la com espírito missionário. E o mesmo espírito missionário é necessário para compreender Jesus Cristo. A missão principal do missionário é levar a mensagem para terras longínquas ou próximas para divulgar as boas novas do Evangelho. Jesus também deixou o seu lar e veio habitar entre nós, trazendo a mensagem de esperança e salvação.

Jesus mesmo era a própria mensagem de salvação. Ele levou-se a si para nós. Então, podemos chamá-lo de: "O Missionário". Por ser O Missionário, Jesus tinha a visão missionária. Por bastante abrangente, essa visão encontra-se clara nos Evangelhos. Observando, a princípio, um dos evangelhos, Marcos, capítulo 1, versos 14 e 15, relata: Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho de Deus dizendo: O tempo está cumprido... Jesus não somente deu o exemplo missionário através da Sua própria vida, deixando o Seu lar - a Glória dos Céus - e vindo a nós para trazer a mensagem de salvação, a qual Ele mesmo a é.

Além do exemplo deixou uma ordem específica encontrada em Mt 28.19 comumente chamada "A Grande Comissão". Versículo que devemos ter em mente não somente durante os cultos de missões ou momentos missionários, mas a todo o instante do nosso viver cristão. Em João 20.21 somos novamente ordenados a espalhar o Evangelho, quando Jesus nos envia assim como o Pai O enviou.