terça-feira, 20 de novembro de 2012

O VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL


O verdadeiro sentido do Natal 

Estamos no período do Natal e quase todo mundo o comemora das mais variadas formas. A grande maioria utiliza-se desta data para um profundo consumismo, em que a troca de presentes é o mais comum, e um período de reencontros familiares. Infelizmente, tem se desvirtuado muito o que podemos chamar de “O verdadeiro sentido do Natal”, a saber, o nascimento de Jesus Cristo.


Poderíamos gastar muito do nosso tempo falando dos erros cometidos por muitas pessoas que permitem esse acontecimento, especialmente, por ser esta uma data que envolve, fortemente, as famílias, onde todos trocam presentes entre si. Colocamos dentro das nossas casas  uma quantidade de coisas que, na verdade, nada tem a ver com o propósito do nascimento de Cristo; Sua humildade, Sua renúncia, Seu valor de vida em colocar a vontade do Seu pai em primeiro lugar em Seu coração. A vida de Jesus foi marcada por valores que a cada dia estão mais distantes do coração do homem.


É extraordinário como a figura do chamado “Papai Noel”, vestido de vermelho, disposto a entregar presentes as pressas com suas renas, ocupou, nas mentes das pessoas, o lugar do Menino deitado numa manjedoura, sem muitos benefícios, em um lugar desprovido de qualquer conforto necessário para o Seu nascimento.

Na verdade, José e Maria encontrariam também nos dias de hoje dificuldades para o nascimento de Jesus, só que não seria, propriamente, as maternidades, mas eu digo que seria difícil Jesus encontrar lugar nos corações, que estão cheios de outra comemoração que se resume em festa, comidas especias, Shoppings, presentes, viagens, confraternizações. Aliás, com tanta concorrência, Jesus ainda teria que arranjar ou dividir o Seu lugar com a celebridade Noel, ou Sr.Nicolau ou Santa Claus.

Bem, Jesus superaria tudo isso, porque já faz muito tempo que Ele não ocupa o primeiro lugar nos corações de muitas pessoas que estão embriagadas com os valores errôneos deste sistema doentio e pecaminoso. Com certeza, Ele esperaria a atenção das pessoas, e nada faria com que Seu amor pela humanidade silenciasse.

O Apóstolo Paulo faz menção desta realidade dizendo: “Encontrei um altar a um deus desconhecido” (Atos 17:22-31). Os Atenienses tinham altares para todo tipo de deuses. Eles eram considerados religiosos, queriam agradar a todos os tipos de deuses que, em suas crenças, eram existentes. Eu creio que não é diferente hoje, em um tempo que, se você que ser bem visto e recebido, precisa estar fazendo todo tipo de conjetura para, de forma ecumênica, não desagradar a ninguém, o que torna vergonhoso o tipo de cristianismo que tem sido expresso por muitos nesta época, que não honram sequer o próprio sentido da palavra “Cristianismo”.

Estamos na hora de pôr em prática o verdadeiro Cristianismo , o qual tem poder de transformar o homem e trazê-lo de volta aos verdadeiros valores da Palavra de Deus. Eu vejo muitas pessoas sofrendo no presente por terem feito concessões com as obras das trevas no passado, o que na época era justificado com declarações “Isso não tem nada haver”.

O Natal é com certeza uma maravilhosa data para ser comemorada, sem certas preocupações polêmicas, como discussões religiosas a respeito da data exata e outras coisas que, sem dúvida, têm o seu valor como pesquisa e exatidões científicas, mas que não são necessárias dentro do contexto da comemoração em si. Porém, esta data tem que ser relembrada com propósitos verdadeiros e não fantasiosos e de único interesse de lucro próprio.

Jesus nasceu e Ele deve ser o centro total da nossa atenção. Não foi o tal “Papai Noel” que nasceu para trazer luz e salvação ao mundo. Sem negar a existência do Sr.Noel, mas, hoje, ele fantasiosamente parece estar em todos os lugares, que na verdade nada mais é do que um grande roubo de identidade, pois muitas pessoas se fazem passar por ele, escondendo-se com vestimentas de cor vemelha e disfarçados com uma grande barba branca, e uma toca esquisita, ensinando as crianças que ele é doador de paz e de presentes, os quais na verdade são comprados pelos adultos. Tudo isso é visto como algo muito sem peso, aliás a mentira hoje está cada vez mais praticada, especialmente,  quando se trata de benefício próprio. Aqui, não quero deixar apenas uma crítica, mas uma chamada de atenção aos princípios da Palavra que são dignas desta atenção.

O Natal é o nascimento de Jesus, chamado de Emanuel que siginifica “Deus Conosco”. Um acontecimento do qual o Profeta Isaías fez menção dizendo:  Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel” (Is 7:14).

Também, ele mesmo segue dizendo: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz” (Is 9:6).

Esta palavra foi cumprida e está registrada nos Evangelhos das Sagradas Escrituras. O escritor Lucas, doutor e Apóstolo de Jesus, faz o seguinte relato: “Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim. Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum? Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus” (Lc 1:30-35).

É extraordinária a declaração registrada no próximo capítulo, quando Lucas fala do dia em que os pais de Jesus sobem ao Templo em Jerusalém para proceder com o ato da consagração. A Bíblia diz que havia um homem chamado Simeão, considerado “homem justo e piedoso, que esperava a consolação de Israel”. A Bíblia diz que ele foi ao Templo movido pelo Espírito exatamente neste dia. Ele tinha uma promessa da parte de Deus de que não morreria sem primeiro ver O Cristo, O Senhor.

Ele, tomando Jesus nos braços disse: Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel” (Lc 2:29-32).

Eu gosto muito dos detalhes descritos neste texto, pois revela a sensibilidade de Simeão em compreender o verdadeiro sentido do nascimento de Jesus.Ele diz: “os meus olhos Já viram a tua Salvação”.

 Jesus nasceu para estabelecer o caminho de retorno do homem com Deus, que estava separado por causa dos seus pecados.

Precisamos abrir os nossos corações como fez Simeão, recebendo por revelação do Espírito Santo a verdadeira identidade do menino Jesus. Que neste Natal, o Espírito Santo possa brilhar nos corações, trazendo a Luz da Sua Glória, revelando a esperança que verdadeiramente está somente em Jesus, O Cristo de Deus.


Feliz Verdadeiro Natal com Jesus

NATAL DO ZÉ - PEÇA TEATRAL INFANTIL


FIZEMOS ESTA PEÇA HÁ ALGUNS ANOS COM AS CRIANÇAS, FOI ALGO ESPETACULAR. MUITO LINDA, TEVE QUE SER REPETIDA.  VOCÊ PODERÁ CONFERIR!




                 HAVERÁ NATAL PARA O ZÉ?


Haverá natal para o Zé (Teatro)
1a. Cena
Narrador: Zé um dia, ouviu falar no Natal... Não entendeu muito bem o que era...Marcado pela fome, não ajudava a cabeça pensar. Zé não poderia saber o que era Natal, pois morava num barraco, era analfabeto. Zé hoje deseja descobrir o que é Natal.
(Zé caminha e ouve)
Camelô: (Gritando de sua banca) Vende-se boneca que chora e sorri. Canta, fala até 10 frases e anda. Tem também rádio que pisca e até dá faísca. Tem flores cheirosas, só não mais cheirosas por falta de perfume.
Criança: Mãe, eu quero aquela boneca.
Mãe: Não dá minha filha.
Criança: Mas eu quero mãe!
Mãe: Eu não tenho dinheiro, minha filha!
Criança: Eu quero, porque quero (bate o pé e começa chorar)
Mãe: Tá bom. Vou gastar o resto que eu tenho em mais um presente para você, prá você ter de chega de uma vez.
Criança: Obrigado, mãe. Eu sabia que você ia comprar. (Se retiram)
Jovem: Natal deve ser brinquedo, que criança gosta e leva para casa. Eu não tenho brinquedo, então não tenho Natal. ( E segue andando).
Narrador: Coitado do Zé. Não sabe o que é Natal. Mas ainda está à procura do que é Natal. Quem sabe ele consegue descobrir agora.
2a. Cena
Homem bem arrumado: Ó meu amigo! Me fala aí: existe alguém mais arrumado do que eu ?
Amigo: Pode crer que não! Mas onde vai elegante deste jeito?
Homem: Vou comemorar o Natal tomando champanhe e tudo o que tenho direito.
Amigo: Então feliz Natal e boas festas. ( E se retiram).
Zé: Ha, ha! Agora entendi: Natal é bebida e festa, ou será que não? (Pensativo). Eu não tenho festa ou bebida, não tenho Natal! ( E segue andando)
3a. Cena
1o doceira: Fiz tantos doces essa semana .... Fiz pudim, bolo ,merengue, sorvete, brigadeirão, e você o que fez?
2o doceira: Fiz rocambole, brigadeirão, doce chinês, doce-de-leite. Fiz tanta coisa que quase o fogão explodiu.
1o doceira: É bom fazer de tudo um bocado para comemorar o Natal.
2o doceira: Eu concordo, mas amanhã ainda vou fazer aquele churrasco. Até mais! Falta mais um docinho que tenho que deixar pronto. Tchau!
1o doceira: Tchau.
Zé: Agora eu sei, sem dúvida, que Natal deve ser bolo,doces, enfim, muita comida. Eu não tenho boa comida, então eu não tenho Natal! Acho que vou embora, senão vou ficar caduco. ( Segue andando)
Narrador: Zé ainda não descobriu o sentido de Natal e acha que vai ficar louco. Já se sente mal com tanta confusão. Zé já ia embora quando viu uma outra cena que lhe chamou atenção.
4a. Cena
(Um homem e uma mulher arrumando o pinheirinho - da Igreja)
Homem: Vou colocar essa bola, nem que tenho que me espinhar todo. (Faz de conta que se espinha e grita) Ai, dói mesmo!
Homem: Nem posso imaginar Natal sem pinheirinho.
Mulher: No dia que não tiver pinheirinho na nossa casa não vou festejar Natal..
Zé: Vou ligar as coisas. Tem pessoa fazendo compras de Natal, outras se arrumando, outras no doce e agora o pinheirinho. Mas isso tudo vai onde, como e quando?
Narrador: Pobre do Zé... ainda não conseguiu descobrir o que é Natal. Ele não recebe presente, não vai à festa, não tem boa comida, e jamais verá um pinheirinho no seu barraco. Está triste e desanimado. Será que ele vai ficar triste neste Natal?
5a. Cena

(Em cena entra uma turma brincando de roda e cantando)
Amiga: Vamos brincar, turma. Vamos nos alegrar. Hoje é Natal.
Menino: Olha lá turma, um menino está triste. (Amiga e Menino vão ao seu encontro). Por que você está chorando?
Zé: Não tenho alegrias, não tenho nada de Natal, não tenho amigos,...
Amiga: Mas eu posso ser sua amiga e você pode passar o Natal comigo.
Zé: O Natal... Mas o que é Natal?
Amiga: Natal é nascimento de Cristo.
Zé: Mas os presentes, doces, festas, pinheirinhos ...
Amiga: Na minha casa também há doces, pinheirinho, presente,... por ser tradição. Mas o mais importante é não se esquecer que tudo isto existe por causa de Cristo.
Natal de verdade é deixar Cristo nascer e crescer dentro de nós.
Você disse que não tinha ninguém, mas lhe digo que perante Cristo somos todos irmãos. E isto precisamos viver. Quem vive isto tem verdadeira alegria. Vem se alegrar conosco, vamos ter um Feliz Natal juntos! (Se abraçam, brincam e cantam). 


Retirado do Blog Cantinho dos professores da EBD.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Trans Edna Vídeo