quinta-feira, 1 de outubro de 2009

ANO 500, O QUE QUER DIZER?

A primeira grande onda de marcar datas durante a história da Igreja começou por volta do ano 500 d.C. Era comum encontrar muitos marcando datas até 150 anos antes dessa época. Depois escritores da igreja primitiva, Hilariano (aprox. 291 - 371) e Hipólito (aprox. 170 - 236) produziram cronologias que favoreciam a volta de Cristo por volta do ano 500.
Devido às invasões do Império Romano do Ocidente pelos vândalos na metade do quinto século, quando o cálculo cronográfico cristão há muito havia fixado 500 d.C. como ano 6000 depois da criação e deste modo esperava a data da parousia (volta de Cristo), o mundo quase "acabou" no tempo marcado.
Este grande movimento de marcar datas baseava-se na teoria hepta milenar com base nos números inflados da tradução grega da Septuaginta nas genealogias de Gênesis 5 e 10. Os números encontrados na Septuaginta davam 1500 anos a mais que o textode Massorético hebraico, que era mais precioso. Depois que a decepção do ano 500 passou, marcadores de datas que empregavam a teoria hepta milenar voltaram para a cronologia do texto hebraico e o ano 2000. Frederiksen observa: " Mesmo depoios do ano 500/6000 passar e o Império Romano do Ocidente dar lugar à Idade Média, alusões a expectativas milenares ativas, tanto populares quanto clericais, transparecem em nossas fontes problemáticas".

A MARCAÇÃO DE DATAS SEMPRE OCORREU NA HISTÓRIA DA IGREJA?

A igreja primitiva não marcava datas específicas, já que acreditavam que Cristopoderia voltar a qualquer momento. Ao mesmo tempo, porém, eles defendiam a teoria hepta milenar, que tendia a levar muitos a crer que havia limites máximos quanto ao tempo em que o mundo acabaria.
A marcação de datas em toda a história da Igreja tendia a acontecer perto de períodos de tempo importantes como 500, 1000, e 2000. Mas havia sempre aqueles que produziram fórmulas para marcar datas, apesar do fato disso ser claramente proibido nas Escrituras. O principal aspecto que mudou na história da marcação de datas foi a base sobre a qual as datas são marcadas. Observamos que hoje são marcadas muito menosdatas do que há 100-150 anos atrás, quando o historicismo era dominante. As pessoas que se envolvem com marcação de datas chamam a atenção da mídia, talvez dando a impressão de que isso é comum.
Por outro lado há um sentimento muito forte nos evangélicos de que estamos bem perto do fim dos tempos. É possível acreditar que a voltado Senhor Jesus está próxima, sem se envolver no ato específico de marcar datas.
...Crentes informados estão sempre esperando o Senhor como o próximo grande evento no calendário prófetico. Hoje, o mundo, está como um cenário sendo montado para uma grande apresentação. Se alguma vez houve um momento em que os homens deveriam considerar o seu relacionamento pessoal com Jesus Cristo este momento é hoje. Tudo nos diz: " Prepare sua vida para o encontro com o Senhor Jesus"

Nenhum comentário:

Postar um comentário