terça-feira, 22 de junho de 2010

ISRAEL E A IGREJA

Ao apóstolo Paulo foi confiado um ministério especial, o ministério da Igreja como corpo e como noiva de Cristo. Alguém poderia indagar: mas por que razão isto foi mantido em sigilo? A resposta é que se tratava de algo celestial, objeto dos desígnios celestiais de Deus. As profecias do Antigo Testamento, por sua vez, tinham como finalidade manifestar os desígnios divinos com respeito a esta terra. Éimportante atentarmos para esta consideração, pois indica que a Igreja está situada fora do mundo. Ela tem outra origem, foi manisfestada em outro tempo, acalenta outra esperança. Pertence, enfim, a outra esfera.
A Igreja não é herdeira de promessas do Antigo Testamento, e não tem cumprimento de profecias do Antigo Testamento associados a ela. Muito pelo contrário, tais coisas lhe são totalmente antagônicas. Israel e a Igreja são tão diferentes entre si, que nem poderiam existir um ao lado do outro. Enquanto os desígnios divinos com vistas à terra iam sendo manifestos, o ministério da Igreja permaneceu oculto. Quando, enfim, foi revelado o ministério da Igeja, os propósitos de Deus com relação à terra também foram suspensos e adiados.
A Igreja está relacionada com Cristo no céu; Israel está associado com com Ele sobre a terra. A Igreja o conhece em Seus sofrimentos e perseverança; Israel o há de conhecer na Sua exaltação e poder.
A Igreja regozija-se nele como a noiva em seu noivo; Israel terá sua alegria nele como uma nação que venera o seu governante soberano. A Igreja espera que Ele venha e a leve consigo ao céu; a esperança de Israel é que Ele estabeleça o Seu reino aqui na terra. É nisto que seresume a parte celestial que nos toca, a nossa bendita porção, muito em contraste com o mais abençoado povo da terra. Só é uma pena que os nossos corações captem tão pouco desta maravilhosa posição celestial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário